Menu

domingo, 15 de fevereiro de 2015

Estudo Dirigido - Capítulo 1


N
A questão número 1, de “O livro dos espíritos”, Kardec inteligentemente pergunta: Que é Deus? E não “Quem é Deus? Isso porque ele sabia que o pronome “quem” implica identificação ao passo que o pronome “que” indica qualificação, define atividade, condição. Por enquanto, não temos condições de saber quem é Deus, mas tão-somente que é Deus.  


Grandes inteligências da história da humanidade acreditavam em Deus. Para Aristóteles, Deus era o primeiro motor, o motor não movido, o ato puro. Para Sócrates, Deus era a razão perfeita. Enquanto que para Platão, Deus era a ideia do bem.  João, na sua primeira epístola 4:8, dizia: “Deus é amor”. O Mestre Jesus várias vezes chamava Deus de “meu Pai”. Santo Agostinho falava: “Mas, se me perguntarem que é Deus, eu não sei; se não me perguntarem, eu sei”. Para o nosso patrono Eurípedes Barsanulfo, Deus é a suprema inteligência cósmica, o princípio de tudo.

Para leitura completa clique AQUI.


Nenhum comentário:

Postar um comentário